Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3620-1198

  • E-mail

    ascom@serradormalho.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.

    Avenida Sul , S/N - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Agricultura
Nesta segunda-feira (16/01) a Secretaria Municipal de Agricultura começou a realizar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar.
19/01/2023

Nesta segunda-feira (16/01) a Secretaria Municipal de Agricultura começou a realizar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar.

O CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) começou a ser emitido em substituição à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). 

 

A primeira serramalhense a ter o Cadastro é a Dona Idei Alves Pereira, agricultora familiar da Agrovila 10, que foi até a Secretaria de Agricultura para substituir sua DAP pelo CAF.

 

O Cadastro Nacional do Agricutor Familiar(CAF) é o instrumento que substitui a DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR (DAP).

 

O município de Serra do Ramalho deixou de emitir a DAP já faz aproximadamente 10 anos, isso de certa forma foi um fator negativo, principalmente para atender nossos agricultores, uma vez que a base social do nosso município é formada por agricultores familiares.

 

Nesse período tivemos que contar com a ajuda dos técnicos da BAHIATER, através da parceria do Estado e Município e podemos atender em parte a demanda desse público. O principal problema nesse período foi que nenhuma instituição pode ser credenciada para emissão desse documento (DAP). 

 

O que mudou?

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abriu espaço para que as Prefeituras, através das suas secretarias municipais de agricultura e abastecimento, pudessem acessar a REDECAF, se credenciando no sentido de poder acessar o novo CAFWEB, nesse sentido, a Secretaria de Agricultura, através do técnico Fernando Azevedo, com a autorização do Prefeito Lica e do Secretário Henrique Aparecido, começou a preparar toda documentação necessária e solicitada pelo MAPA, para que o município pudesse, novamente, atender seus agricultores familiares realizando a EMISSÃO DO CAF. 

 

O técnico da secretaria  municipal de agricultura, Fernando Azevedo hoje é o responsável técnico pelo Sistema CAF, bem como o servidor habilitado a realizar a emissão desse documento tão importante para o Agricutor Familiar de Serra do Ramalho. Desde o dia 06 de janeiro de 2023, estamos credenciados a emitir todos os documentos referentes ao CAF, uma vez que é se suma importância, pois é com esse documento que o agricultor consegue acessar as políticas públicas, bem como, acessar empréstimos junto aos bancos, empréstimos estes para desenvolver suas atividades nas Unidades Familiares de Produção Agrária.



Autor: ASCOM

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito